Se dívida rebaixasse...

Em 1995 a FIFA, entidade máxima do futebol, ameaçou rebaixar o Internacional no campeonato Brasileiro, motivada por uma dívida de US$ 100.000 com o Central Espanhol do Uruguai relativa ao emprétimo do jogador Silas, no mesmo dia a CBF interveio (palavra feia pra porra), e a FIFA voltou atrás e negociou a dívida.

É verdade que uma dívida não pode ser motivo pra rebaixar um clube, mas a malemolência com a qual as dívidas dos clubes de futebol são tratatas fez com que os clubes se aproveitassem e acumulassem dívidas estarrecedoras.

A grande maioria dos clubes brasileiros deve grandes quantias, o Flamengo alem da mior torcida também tem a maior divida, são cerca de R$ 240.000.000,00* (duzentos e quarenta milhões de reais), já pensou se fossem rebaixar o Flamengo, acho que nem a criação da série "D" seria suficiente para manter o clube jogando, teriam que criar uma divisão para ele, o Atlético mineiro (cerca de 214 milhões*) e o Botafogo (cerca de 209 milhões*) acompanhariam o rubro-negro no certame dos endividados.

Para a alegria das massas o rebaixamento por dívida não existe, nem vai existir, não pode, mas dá pra entender por que alguns clubes estão mal e outros bem nos últimos anos, a bola está cobrando a dívida também. E antes que alguém diga que o Flamengo é tri-carioca, eu pergunto: nos últimos anos quais foram os títulos nacionais e internacionais desses 3 clubes, Atlético MG, Botafogo e Flamengo?

*Os números das dívidas são do fim de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário