Onde jogam os selecionados

Dificilmente a seleção brasileira não se classifica para a copa de 2010, só se acontecer uma catástrofe macarrônica, mas a verdade é que esse time não empolga nada.

Se faz muita discução sobre os convocados, os nomes que Dunga chama não são, nem de longe, consenso, mas será que além dos nomes não serem os melhores, onde eles jogam também pode influenciar no desempenho?

Fiz uma pesquisa das últimas copas e onde atuavam os jogadores para poder ilustrar a situação e tirar alguma conclusão.



1 - Apesar de a exportação de jogadores brasileiros ter aumentado bastante, acho que o número de profissinoais que jogam no Brasil e atuam na seleção poderia ser maior, pelo menos mais uns 2 poderiam ser convocados, considerando que temos jogadores muito citados na crônica esportiva como "selecionáveis".

2 - Dá pra ver claramente a mudança dos mercados, os jogadores que vão para o Japão  hoje, já não são os melhores, é um mercado secundário ou terciário, estando abaixo dos países de menor tradição da Europa.A Inglaterra ao abrir seu mercado aumentou a participação no bolo, mesmo assim não existem tantos brasileiros por lá, mas os que jogam por lá são jogadores de ponta.

3 - A itália também é um dos maiores mercados na atualidade, o futebol do país campeão do mundo está logo abaixo do Inglês e logo acima do espanhol na minha opinião, não é atoa que fornece a base da seleção, embora alguns sejam questionáveis.

4 - O que é o futebol Grego?

Dunga já revelou alguns de seus critérios, embora alguns nomes de sua lista pareçam fugir de suas próprias regras. As questões como "onde joga?", "é titular?", "vive uma boa fase?" sempre são colocadas nas discussões, qual será a importância dessas informações na hora da convocação?

Um comentário:

Francisco disse...

Só um Detalhe nesse gráfico.

Pra mim fica claro que o Brasil só ganha as copas quando tem a maioria dos jogadres jogando no Brasil

Pode ver ali, 1994 , 1998 9 e 2002 12.

2006 3 - Resultado pífio.

2 Campeonatos e 1 Vice com a maioria dos jogadores jogando no Brasil não me parece uma mera conicidência.

Acredito que exista um por que disso. Os jogadores daqui são cobrados por nós, os de lá por ninguém da amarelinha.

Postar um comentário