A(L)TITUDE
(Suíça X Alemanha no Mountain Village Soccer Championship em 2008 na Suíça)
Depois da derrota acachapante da Argentina para a poderosa Bolívia, em La Paz, voltaram a tona as velhas discussões sobre jogar na altitude, muitos acham desumano.
Nenhuma seleção tem condições de vencer a Bolívia por lá, todas as edições da Libertadores da América foram vencidas por times da Bolívia e Equador?E as edições da Copa América realizadas nos países que tem cidades muito altas foram vencidas por esses países?
Se fosse para considerarmos circunstâncias desumanas, deveria ser proíbido jogar com temparaturas abaixo de zero, ou acima de 35ºC, acima de 2500 metros ou com umidade relativa muito baixa, como em Brasília ou muito alta como em Manaus... vamos reduzir o número de locais onde pode se praticar o futebol, vamos eleger 3 ou 4 cidades que tem as condições ideais e "justas" e somente ali serão realizados jogos oficiais...
Ou melhor, vamos começar a jogar futebol nos museus, onde tenhamos a temparatura e a umidade reguladas para o melhor desempenho, quem sabe a gente também faça uns 3 ou 4 intervalos em cada tempo de jogo para os jogadores receberem uma massagem, beberem um isotônico e discutirem filosofia (acho que isso não vai dar).
Qual seria a graça dos campeonatos sem as dificuldades, sem emfrentar a altitude na libertadores ou eliminatórias, sem jogar em um gramado ruim, ou em um campo pequeno na Copa do Brasil, além de afastar o futebol do povo, e aumentar a previsibilidade do esporte, quem iria pagar hospedagem e transporte para o time que tem sua sede em um local alto, ou gramado ruim?
Acho que as condições não são desumanas como dizem, e são essas dificuldades que valorizam mais o esporte, ninguém quer ver futebol praticado em condições de laboratório, queremos lama, suor, calor, chuva, dificuldade, e no fim, um campeão, que se fosse em outras circunstâncias não seria campeão, mas aí está a graça!
Criticas a jogos na altitude nos blogs Expresso da Bola e Robert Shaws.
|
Marcadores:
altitude,
Brasil,
copa,
eliminatorias,
futebol,
Futebol internacional,
libertadores,
Regras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário